Nesta terça-feira (2), o projeto Alfabeletrando, desenvolvido pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), retomou suas atividades. A iniciativa está em sua 4ª edição na cidade de Garibaldi.
Neste ano, a ação educacional conta com 80 vagas, das quais 65 disponibilizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Santo Antônio, e as outras 15 na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Valentin Tramontina. As vagas são oferecidas para alunos regularmente matriculados no segundo e terceiro ano das escolas ligadas à rede municipal.
A iniciativa consiste em um projeto-piloto desenvolvido pela Univates em Garibaldi no ano de 2021, e renovado em edições posteriores. O objetivo é oferecer, no turno inverso da escola, nas terças e quintas-feiras, reabilitação pedagógica gratuita aos estudantes que se encontram com defasagem na alfabetização.
O projeto complementa as aulas regulares por meio de uma proposta diferenciada. As aulas do Alfabeletrando têm uma abordagem lúdica, com muitos jogos, atividades interativas, desafios linguísticos e matemáticos e uso de tecnologia - tudo para tornar o processo de aprendizagem mais interessante e dinâmico, explica a professora doutora Grasiela Kieling Bublitz, coordenadora do Alfabeletrando.