A Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat), a Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (Ejers) e a Universidade do Vale do Taquari - Univates promoveram hoje (12), o Seminário Eleições: regras e tendências para a campanha eleitoral. O evento ocorreu no auditório do Prédio 7 da universidade, é aberto ao público e teve acesso gratuito.
De acordo com a vereadora de Cruzeiro do Sul e ex-presidente da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat), Daiani Maria, o propósito da entidade ao realizar a atividade é promover a troca de experiências, capacitar aqueles que estão no legislativo e aproximar quem tem o desejo de ingressar na política. Neste sentido, a associação debateu temas como as regras e tendências para as eleições municipais, fake news, deep fakes, condutas inapropriadas e regras de campanha.
Este é o primeiro evento deste porte na região. Segundo o advogado e assessor jurídico da Avat, Jonas Caron, o evento contou com a presença de autoridades estaduais e nacionais, além de profissionais da área jurídica e políticos como, Elaine Harzheim Macedo, desembargadora do TRE-RS, Roger Fischer, presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB-RS e Débora do Carmo Vicente, coordenadora da Escola Judiciária do TRE-RS.
Presente na abertura do evento e um dos nomes da programação, a reitora da Univates, professora Evania Schneider, deu as boas-vindas aos presentes e disse que o evento é uma ocasião que destaca a importância de discutir os temas que permeiam as eleições na região do Vale do Taquari.
Refletir sobre as eleições, debater um tema tão relevante e delicado nos dias de hoje é, sem dúvida, fundamental. Agradeço a cada um e a cada uma que se coloca à disposição para representar seu município e contribuir para o desenvolvimento do Vale do Taquari. Aqueles que aceitam o desafio da eleição e da representação compreendem que falam em nome de toda uma comunidade, declarou a reitora.
Que possamos, ao longo deste dia, refletir sobre a seriedade e a importância de ser vereador ou prefeito, pois sei que cada um já reconhece isso. Seguir os procedimentos adequados e respeitar a legislação do nosso país é um ato de cidadania e demonstra amor pelo que escolhemos fazer. Representar pessoas requer amor e consideração pelo ser humano, defendeu Evania.
Portanto, agradeço a todos que se apresentam e nos representam no dia a dia, tanto no legislativo quanto no executivo dos nossos municípios, estado e país. Desejo a todos um excelente evento e que se sintam em casa, pois esta é a Univates, que completa 55 anos de ensino superior neste vale pertencendo a cada um de vocês.