A primeira aula do curso de Medicina da Universidade do Vale do Taquari - Univates aconteceu em 22 de abril de 2014, com 25 alunos oriundos de diferentes partes do Brasil. Apenas uma estudante era lajeadense, na ocasião. O início das atividades do curso era um indicativo do dinamismo que a formação na área da Saúde traria à região do Vale do Taquari.
Para celebrar a primeira década de atividades, foi realizada ontem, 15, no Teatro Univates, um evento comemorativo que contou com estudantes, diplomados e professores do curso, além de docentes e coordenadores de demais cursos da instituição, Reitoria e também ex-funcionários - docentes e técnico-administrativos - que fizeram parte da constituição do curso. O objetivo do evento foi dar voz a representações que atuaram e atuam ao longo desses primeiros dez anos professores, coordenadores, alunos e diplomados.
O envolvimento da Universidade com a área da Saúde se deu com a oferta dos primeiros cursos na década de 2000. Em 2011, um grupo diverso foi composto para pensar no projeto do curso de Medicina, que foi encaminhado ao Ministério da Educação e aprovado no fim de 2013, com as aulas tendo iniciado em abril de 2014.
Pronunciamentos
O evento foi organizado pela professora Mônica Jachetti Maciel e a cerimonialista foi a coordenadora administrativa do curso, professora Claudete Rempel. O evento contou com pronunciamentos da reitora da Univates, professora Evania Schneider, além do coordenador do curso de Medicina da Univates, professor Luciano Nunes Duro e do coordenador adjunto, professor Diego Inácio Goergen. Os estudantes Fernanda Nagel, presidente do Diretório Acadêmico (DA), e João Vitor Pereira Nascente, vice-presidente do DA, também fizeram seus pronunciamentos.
A reitora da Univates observou que, "ao longo desta década, o curso de Medicina da Univates tem sido um agente de promoção de saúde e qualificação na nossa região. Com certeza é um marco institucional, assim como o é para o Vale do Taquari. Por meio do trabalho de muitos nestes dez anos, formamos profissionais qualificados e, assim, estamos impactando positivamente o futuro dos nossos alunos e toda a comunidade regional. A excelência acadêmica da Univates aliada ao compromisso com o desenvolvimento da saúde na região tem fortalecido nossa missão de contribuir para o bem-estar e progresso do Vale do Taquari em diferentes áreas. Parabéns a todos os envolvidos por uma década de sucesso e impacto regional.
Este marco dos 10 anos também é relevante para a sociedade, refletido na melhoria da qualidade do atendimento e na ampliação das práticas de saúde na região. Ao longo desses 10 anos, houve um aumento significativo no número de atendimentos, atividades de extensão e engajamento com a comunidade. Além disso, o curso contribuiu para o aprimoramento dos profissionais de saúde locais, tanto na formação de novos profissionais, muitos dos quais permanecem na região, quanto no estímulo à capacitação contínua dos profissionais já atuantes, impulsionando-os a buscarem mais informação e atualização, apontou o docente.
A conquista do curso de Medicina para a Univates representa muito para diversos setores, começando pela universidade, que ousou lançar um projeto ambicioso. A criação deste curso foi fruto de um esforço coletivo, envolvendo várias mãos e demandando discussões, conversas e, principalmente, engajamento de diversos setores da sociedade e de vários municípios, destacou o professor Luciano Nunes Duro. O contexto da época era desafiador, com obstáculos para a abertura de novos cursos de Medicina. No entanto, a história nos revela que, no nosso caso da Univates, esse cenário foi diferente e mais tranquilo.
Esses 10 anos são uma prova do compromisso e da dedicação de todos os envolvidos nessa trajetória. Que possamos continuar a crescer e a contribuir para a saúde e o bem-estar da nossa comunidade e região. Parabéns a todos nós por essa conquista, completa o professor.
Parcerias
Para dar vida ao curso de Medicina, a Universidade conta com muitas parcerias, com entidades privadas e órgãos públicos, como Prefeituras e Estado. Hoje o curso da Univates tem 585 alunos, que realizam práticas e estágios em cinco hospitais na região do Vale do Taquari: Hospital Bruno Born (Lajeado), Hospital de Estrela (Estrela), Hospital São José (Arroio do Meio), Hospital São Sebastião Mártir (Venâncio Aires), Hospital Santa Terezinha - Centro Oftalmológico (Encantado); em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias Saúde da Família (ESF) de cinco municípios - Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Colinas e Teutônia -, além de práticas em espaços da Secretaria Estadual de Saúde.
Do passado ao presente
A formatura dos 19 primeiros médicos da Univates ocorreu dia 21 de dezembro de 2019. Em 2022 a Univates recebeu autorização para aumento do número de vagas do curso, passando para 116 vagas anuais, o que ofereceu um impulso adicional à formação médica local. Em 2024A forma-se a 10ª turma de Medicina, totalizando 222 médicos formados pela Univates. Entre professores, preceptores e equipe de gestão, o curso de Medicina da Univates em Lajeado conta com uma equipe de cerca de 150 pessoas.
Atualmente o curso tem alunos de diferentes estados e diferentes cidades do Rio Grande do Sul. Treze alunos são de fora do RS, de cidades como Sinop e Sorriso (no Mato Grosso), Parnamirim (Rio Grande do Norte), Formosa e Catalão (Goiás) e Chapecó (Santa Catarina).
Noite de homenagens
O reitor do período de instauração do curso, professor Ney José Lazzari; o articulador e captador de docentes médicos, professor Raul Roberto Stoll; a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) na época da implantação do curso, professora Magali Teresinha Quevedo Grave; e a Pró-Reitora de Ensino do início do curso, professora Luciana Carvalho Fernandes, além do idealizador da proposta inicial do curso, João Batista Pozzato, receberam homenagens.
Os ex-coordenadores foram lembrados: professores Luiz Fernando Kehl (coordenador de 2014 a 2019); Márcio Mossmann (coordenador de 2020 a 2021; Angela Paveglio Teixeira Farias (coordenadora adjunta em 2020 e coordenadora em 2021); André Anjos da Silva (coordenador adjunto em 2021 e coordenador em 2021 e 2022); Simone Perez (coordenadora em 2022 e coordenadora adjunta em 2022).
Trajetórias
O impacto da Univates na formação de profissionais médicos foi destacada por representantes das turmas (T) que a Instituição formou até então: T1 - Maicon Bonaldo Dias; T1 - Thaísa Cardoso Fenalte; T2 - Helena Oliveira Ederich; T3 - Luana Kremer; T4 - Paola Iana Fucks da Veiga ; T5 - Inaiá Miranda Lourenzon; T7 - Mariana Longhi Zandonai; T8 - Enzo Vinícius Souza Santana; T9 - Raul Prates Dantas e T10 - Jorge de Oliveira Mateus (cuja formatura acontece em 06/07/2024).
Maicon Bonaldo Dias destacou a gratidão ao apoio que foi recebido ao longo da sua formação. Foi uma época desafiadora, lembrou, o curso começou em outro contexto e, ao longo do tempo, conseguiu nos proporcionar estrutura e experiências para que conseguíssemos seguir adiante em nossas formações. No começo eu era o mais jovem da turma, lembro. Foi um tempo que passou rápido. Saí de Lajeado depois de me formar em 2019 para seguir estudando, e retornei posteriormente para a região do Vale do Taquari com a ideia de agregar e contribuir de alguma forma com a região. Um médico nunca se forma, disse o professor Kehl certa vez, e eu mantenho isso comigo. Obrigado!.