Durante o mês de abril deste ano, um grupo de professores da Universidade do Vale do Taquari - Univates participou de uma missão na Espanha. Selecionados por meio de um edital interno da Instituição, os docentes passaram 15 dias visitando diversas instituições espanholas.
A comitiva, composta pelos professores Alice Kramer Iorra Schmidt (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas), Daniel Pedro Auler (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas), Gisele Dhein (Ciências da Vida), Lucélia Hoehne (Ciências Exatas e Engenharias) e Jauri dos Santos Sá (Ciências Exatas e Engenharias), conheceu de perto metodologias e práticas inovadoras no campo pedagógico, além de desfrutar de momentos culturais, como visitas a museus, espaços públicos e sítios históricos.
Durante a viagem, o grupo de docentes visitou a Universidad de Lleida, LaSalle Barcelona, Arquitectos de Cabecera, Universidad Europeia, Universidad Pontifícia Comillas e Universidad Complutense de Madri. Os principais objetivos da missão foram fomentar a qualificação docente e estimular a criação de novos processos de ensino nos cursos de graduação da Univates, bem como fortalecer parcerias com as instituições internacionais.
Os professores compartilharam suas considerações sobre a experiência que tiveram. Veja abaixo.
A professora Alice Schmidt ressaltou a estrutura tecnológica avançada e a valorização da transdisciplinaridade no ensino, além do foco na qualificação contínua dos professores e na preparação dos alunos para o mercado global por meio de aulas em língua inglesa.
Já o que chamou a atenção do professor Daniel Auler foi a diversidade de modelos pedagógicos, destacando a adaptação estratégica de cada modelo à realidade institucional e às comunidades atendidas pelas universidades.
O professor Jauri Sá, do curso de Arquitetura e Urbanismo, salientou que as percepções do grupo foram diversas, ricas e complementares, o que potencializou as discussões e a reverberação de práticas. Para ele, os destaques da missão foram as possibilidades da transdisciplinaridade no resultado pedagógico, na relação ensino-aprendizagem, desde que esta seja concebida como uma ação estratégica institucional.
Por sua vez, a professora Lucélia Hoehne destacou a clareza do papel do professor no contexto educacional, a liberdade dos alunos para explorarem os espaços da instituição, a internacionalização de alguns cursos por meio do ensino em língua inglesa e o planejamento institucional voltado para atender às demandas da sociedade.
Para a professora Gisele Dhein, o uso dos espaços da universidade pelos estudantes e professores, sem restrições de acessos, chamou a sua atenção, bem como o compromisso social das universidades, que se preocupam com o efeito e a ética das práticas na sociedade.
Saiba mais
A iniciativa das missões docentes vai ao encontro das ações estratégicas desencadeadas pelo projeto Aula+ desde 2021, pautando outras experiências pedagógicas possíveis para os currículos de graduação na Univates e para os itinerários formativos dos estudantes.
As missões docentes internacionais tiveram início em 2023, com uma visita a Minas Gerais, seguida por uma viagem ao México em março de 2024 e à Espanha em abril.