O VIII Congresso de Ciência, Tecnologia e Conhecimento da Universidade do Vale do Taquari - Univates acontece nos dias 8, 9 e 10 de julho deste ano, de forma virtualizada. Interessados em submeter resumos para apresentação podem realizar inscrição até 3 de junho, por meio do link https://www.univates.br/sistemas/inscricoes/processo-8515. As normas podem ser conferidas neste link. As inscrições para os ouvintes estarão disponíveis em breve.
Nesta edição, um dos destaques da programação do evento é a participação do climatologista Carlos Nobre, um dos mais renomados cientistas brasileiros e profissional que, entre diversas outras atribuições, é responsável pela criação do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-INPE), do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCCT-INPE) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-MCTI), além de ter sido Alto Conselheiro Científico do Panel on Global Sustainability da Organização das Nações Unidas (ONU) e envolvido com a edição de vários relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).
O evento visa a integrar a comunidade acadêmica envolvida na graduação, na pós-graduação stricto sensu, na pesquisa e na extensão. Os participantes poderão conhecer estudos, pesquisas e ações de extensão desenvolvidos na Univates e em outras instituições de ensino, além de compartilhar experiências.
O Congresso contempla todas as áreas do conhecimento em seus eixos temáticos:
Ciências Humanas; Ciências Sociais e Aplicadas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Medicina; e Linguística, Letras e Artes.
Podem participar estudantes, bolsistas de projetos de extensão ou de pesquisa, professores, pesquisadores e comunidade acadêmica interna e externa. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site do evento, pelo e-mail congressointernacional@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5944.
O evento tem apoio da Launer Química. A programação será divulgada em breve em https://www.univates.br/evento/congresso-de-ciencia-tecnologia-e-conhecimento. Para participar, não há custo, apenas a necessidade de inscrição àqueles que tiverem interesse em receber certificado de participação. A comunidade em geral pode participar do evento, acompanhando remotamente, sem a necessidade de fazer inscrição.
Saiba mais sobre Carlos Nobre
O pesquisador é um dos renomados climatologistas do País e um dos cientistas brasileiros mais conhecidos mundialmente. Com graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1974 e doutorado em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) em 1983, foi pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Exerceu funções de gestão e coordenação científicas e de política científica. Também foi Alto Conselheiro Científico do Panel on Global Sustainability da ONU. Foi presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e diretor do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-INPE). Foi o criador do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCCT-INPE) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-MCTI).
Foi o cientista-chefe do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia (LBA). Exerceu os cargos de Secretário de Pesquisas e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI e presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Global de Ciências e membro estrangeiro da Academia de Ciências dos EUA e da Royal Society da Grã-Bretanha. Participou de vários relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).
Em particular, foi um dos autores do Quarto Relatório do IPCC, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007. É copresidente do Painel Científico para a Amazônia (www.theamazonwewant.org) e pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP). É também o proponente do Projeto Amazônia 4.0 (www.amazonia4.org), que busca demonstrar a viabilidade de uma nova bioeconomia de floresta em pé e rios fluindo para a Amazônia, incorporando conhecimento científico e inovações tecnológicas com conhecimentos de povos indígenas e comunidades locais, inclusive com a criação de um avançado Instituto de Tecnologia da Amazônia (AmIT).