A Universidade do Vale do Taquari - Univates publica três revistas científicas, que recebem e divulgam a produção acadêmica de estudantes, professores e pesquisadores, tanto da Universidade quanto de outras instituições de ensino e pesquisa. São os periódicos Estudo & Debate, Signos e Destaques Acadêmicos. O periódico Caderno Pedagógico, um outro produto de atividades científicas da Univates, encerrou suas atividades em 2017, 20 anos após o primeiro volume ter sido divulgado, em 1997.
As publicações utilizam, desde 2010, o Open Journal System (OJS), sistema que permite o gerenciamento da submissão do material científico para publicação, do envio do material à divulgação dos estudos. Recentemente, a modalidade do OJS que a Univates utiliza passou por uma atualização de layout com o objetivo de modernizar a navegação e o acesso ao conteúdo científico. Com isso, a navegação no Portal de Periódicos da Univates se torna mais facilitada e intuitiva. Clique aqui para conferir.
Qualis
Em 2023, as revistas da Univates foram avaliadas com o Novo Quais (um instrumento de avaliação da qualidade de periódicos científicos brasileiros): A revista Signos teve sua avaliação como sendo a A3, o que representa um conceito maior do que aquele que era o anterior, que variava de C a B3 (conforme a área do conhecimento). A Revista Destaques Acadêmicos tinha Qualis que variava de C a B5 na avaliação anterior. Na nova avaliação, ela tem Qualis B1. A revista Estudo & Debate tinha Qualis variando de C a B3. Atualmente o Qualis é B2. O Qualis é dividido em oito estratos: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C. O A1 é o estrato onde estão as revistas avaliadas como aquelas com maior qualidade.
Conhecimento em rede
As revistas da Universidade estão indexadas, ou seja, são reconhecidas e apresentadas, em diversas bases de dados, o que garante que os trabalhos publicados possam ser visualizados por usuários da internet que procuram por conteúdo científico em buscadores, como, por exemplo, o Google Acadêmico, os Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) e o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr).
Publicação on-line
Os últimos exemplares físicos das revistas foram disponibilizados em 2009. É um fundamento da ciência que os estudos sejam avaliados por outros cientistas, como uma forma de validar o conhecimento criado. É o que se conhece como avaliação por pares. Essa avaliação e revisão dos estudos, para garantir a imparcialidade, devem ser feitas sem que os avaliadores conheçam os responsáveis pelas pesquisas e os responsáveis, por sua vez, também não reconheçam os avaliadores.
Sistemas com o OJS permitem que os pares revisem o material científico sem conhecer detalhes adicionais, como os autores, apenas tendo acesso ao texto do estudo. Depois de avaliar, podem ser solicitados ajustes e explicações ‒ e todo o processo continua sem que os pesquisadores saibam por quem estão sendo avaliados.
Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.