O professor Jauri dos Santos Sá, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates, participou do Congresso Internacional História de la Arquitectura Moderna, realizado de 10 a 12 de abril de 2024 na Escola Técnica Superior de Arquitetura da Universidade de Navarra, em Pamplona, na Espanha. O evento, que acontece bienalmente desde 1998, teve sua 14ª edição centrada no tema Arquitetura Escolar (1919-1975): uma necessidade permanente.
O congresso abordou a importância da arquitetura escolar não universitária na história da arquitetura moderna, destacando como esse tipo de edificação reflete a evolução do estilo e das formas arquitetônicas em uma nação. O professor Jauri, que desenvolveu sua tese de doutorado sobre arquitetura escolar e continuou explorando o tema durante seu pós-doutorado na área da educação, reforça a relevância dessa temática. Busco nas minhas pesquisas e produção de textos estabelecer uma relação entre as áreas da pedagogia e da arquitetura, afirma.
Durante o evento, o professor da Univates apresentou dois trabalhos: o primeiro, derivado de sua tese doutoral, e o segundo, fruto de uma pesquisa em andamento sobre a pré-fabricação de edifícios escolares no Rio Grande do Sul durante as décadas de 1950 e 1960. A participação do professor no congresso foi possível graças ao apoio financeiro da Univates, disponibilizado pelo Edital 002/2023 Ações de fomento à internacionalização de docentes vinculados aos cursos de graduação mobilidade de curta duração.