Na segunda-feira, 12 de agosto, teve início a International Week, evento promovido pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, com o objetivo de integrar a comunidade acadêmica por meio de discussões e reflexões em um contexto global. O evento destaca oportunidades de vivências internacionais e possibilita a internacionalização entre diferentes públicos.
A primeira atividade foi um workshop conduzido por Carla Cassol, especialista em Internacionalização da Educação, voltado para coordenadores de cursos de graduação. O tema central foi a internacionalização do currículo, abordando como essa prática pode ser integrada nos cursos.
A abertura oficial do evento aconteceu à noite, no Teatro Univates, que recebeu a comunidade acadêmica. Durante a cerimônia, a vice-reitora, Fernanda Pinheiro, apresentou as diversas oportunidades internacionais oferecidas pela Univates e anunciou duas novidades. A primeira é a Colabi, uma metodologia que será incorporada ao currículo do Aula+, permitindo que turmas da Univates realizem atividades simultâneas com estudantes de universidades estrangeiras. A meta é que cada curso ofereça, pelo menos, uma experiência nesse formato por ano.
Outra novidade anunciada foi a aceitação da Univates na rede Aulp - Associação de Universidades de Língua Portuguesa, que inclui a instituição em um circuito de países de língua portuguesa, com países da África, Ásia e Europa. Essa nova associação amplia os destinos disponíveis para estudantes interessados em intercâmbios acadêmicos, por exemplo.
O papel da universidade é pensar experiências em diferentes contextos. Temos várias possibilidades e o desejo da instituição é que vocês tenham a possibilidade de experimentar alguma delas. O objetivo deste evento é tornar isso de conhecimento para que vocês possam fazer suas escolhas, disse Fernanda ao público de estudantes.
O evento seguiu com a palestra Eu, cidadão global, também ministrada por Carla Cassol. Ela abordou os contextos históricos que moldaram diferentes gerações e como esses contextos influenciam comportamentos e padrões de consumo. Além disso, Cassol discutiu a importância da educação para a cidadania global, destacando competências e habilidades necessárias, e incentivou a corresponsabilidade dos estudantes nas experiências internacionais oferecidas.
A programação da International Week se estenderá até quarta-feira, 14 de agosto, com atividades on-line e presenciais durante os turnos da manhã, tarde e noite. Estudantes, docentes e demais interessados nas temáticas propostas são convidados a participar. As inscrições devem ser realizadas neste link.
Mais informações sobre o evento e a programação podem ser obtidas neste link.
Programação
Terça-feira, 13 de agosto
Manhã e noite - atividades dos cursos de graduação
9h às 11h30min e das 18h30min às 21h30min - Estandes de países com participação de estudantes estrangeiros (atividade presencial, no Prédio 9)
18h - Live talk: da Univates para o mundo, com participação de representante da Universidad Científica do Peru (atividade on-line, com transmissão no perfil da Univates no Instagram)
Quarta-feira, 14 de agosto
18h - Roundtable - Desbravando oportunidades no México, Argentina e Colômbia: uma viagem pela América Latina (atividade on-line)
19h30min - Palestra: Como gerir a carreira no mundo digital (atividade on-line)