Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Extensão

Projeto Vem pra Cá da Univates atende em novo local no Centro de Lajeado

Por Pietra Darde

Postado em 14/08/2024 08:53:48


Compartilhe

Desde 2014, o Projeto de Extensão Vem pra Cá da Universidade do Vale do Taquari - Univates já oportunizou aulas presenciais de português como língua adicional para 800 imigrantes residentes em Lajeado. Em razão da enchente que afetou o Estado em maio de 2024, as aulas agora ocorrem no NEEJA CP Lajeado, situado na rua Júlio de Castilhos, 592 - ap 01 e 02, no Centro de Lajeado, sempre às terças-feiras de manhã. Atualmente o projeto conta com 15 imigrantes provenientes do Haiti, Venezuela e Taiwan, e está com inscrições abertas para novos alunos.

O objetivo do projeto é promover oportunidades de formação teórico-prática a acadêmicos e diplomados sobre a linguagem e o ensino de língua portuguesa como língua adicional à comunidade de imigrantes de Lajeado, com ações contínuas e capacitação de acadêmicos e voluntários.

As aulas são ministradas pela professora Maristela Juchum, coordenadora do projeto, com o apoio de uma bolsista e duas voluntárias do curso de Letras da Univates. O material didático, planejado por acadêmicos, professores e voluntários, é baseado em uma perspectiva social do uso da linguagem e em uma abordagem intercultural, que busca promover o diálogo entre as culturas dos alunos, oriundos de diferentes países.

No primeiro semestre de 2024, o tema central das aulas foi "Viver e trabalhar no Brasil: o que preciso saber?", com o objetivo de orientar os imigrantes sobre seus direitos trabalhistas por meio do uso da língua portuguesa. 

“As tarefas que compõem o material didático possibilitaram aos alunos não somente aprender um novo código, mas também aprender, por meio do uso da língua, a agir no novo contexto social no qual se encontram inseridos”, explicou a coordenadora.

A aluna Isabela Wang, vinda de Taiwan, compartilhou sua alegria em aprender português. "Aqui eu posso entender mais português. Agora tenho coragem de falar. Quando vou para a escola, posso conversar com a professora e os colegas e, quando vou a restaurantes, consigo conversar com alguém", conta Isabela, que descobriu o projeto pela internet.

Para o próximo semestre, o projeto terá como tema central as culturas, com atividades que incluem leitura e compreensão de textos, exercícios de análise linguística, práticas orais e produção textual. A proposta é que os imigrantes não só aprendam sobre diferentes culturas, incluindo a do Rio Grande do Sul, mas também compartilhem suas próprias culturas de origem.

Em setembro, em alusão à Semana Farroupilha, o projeto dará ênfase à cultura gaúcha. Como parte das atividades, os alunos também realizarão uma visita à Biblioteca e ao Teatro da Univates.

Saiba mais

Imigrantes interessados em participar das aulas podem comparecer ao NEEJA nas terças-feiras, às 9h, com um documento de identificação. As aulas e o material didático são totalmente gratuitos, oferecidos pelo Projeto de Extensão Vem pra Cá.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar