No próximo dia 16 de agosto, às 14h, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promoverá uma palestra que discutirá o impacto das calamidades socioambientais no patrimônio arqueológico do Rio Grande do Sul. O evento, que será realizado de forma online pela plataforma Microsoft Teams e com transmissão ao vivo pelo canal do Iphan no YouTube, contará com a presença de duas especialistas na área.
A professora doutora Neli Galarce Machado e a doutora Fernanda Schneider, ambas da Universidade do Vale do Taquari - Univates, serão as palestrantes do evento. Elas trarão uma perspectiva sobre os desafios que as recentes calamidades naturais impuseram à preservação do patrimônio arqueológico no estado, discutindo estratégias de mitigação e o papel das políticas públicas na proteção desses bens culturais.
A discussão é especialmente importante diante dos eventos climáticos extremos, cada vez mais frequentes, que têm afetado diretamente sítios arqueológicos e outros elementos do patrimônio histórico-cultural. A iniciativa faz parte do programa "Iphan Junto com Você", que visa aproximar o órgão da sociedade e ampliar o debate sobre a importância da preservação do patrimônio.
Os interessados podem acompanhar a transmissão ao vivo pelo YouTube do Iphan, sendo uma oportunidade para profissionais, estudantes e a comunidade em geral se inteirarem sobre a intersecção entre arqueologia, patrimônio e questões socioambientais.
Saiba mais
Unesco e Univates visitam sítio arqueológico em Encantado exposto após enchentes