Em março de 2024, o curso de Engenharia Civil da Universidade do Vale do Taquari - Univates completou 15 anos. Ao longo desse período, o curso se consolidou como uma referência na formação de engenheiros capacitados e preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Trezentos e noventa e dois profissionais já se graduaram, contribuindo para o desenvolvimento da infraestrutura regional com competência e inovação.
Apesar de jovem, o curso evoluiu muito nesses 15 anos. A graduação sempre contou com professores qualificados, entretanto teve significativa transformação no quadro docente ao longo do tempo. No começo, tínhamos profissionais com perfil mais tradicional, mas, aos poucos, essa realidade foi se modificando. Hoje nossos especialistas preocupam-se em buscar a evolução contínua do curso por meio de práticas didático-pedagógicas atualizadas e voltadas para as demandas do mercado de trabalho, comenta Rebeca Jéssica Schmitz, atual coordenadora do curso de Engenharia Civil da Univates.
Rebeca também fala sobre as parcerias que o curso construiu com as empresas da região do Vale do Taquari, destacando que, atualmente, as relações com as organizações estão muito maduras e que a sinergia com o meio profissional vem evoluindo constantemente.
Relembre os principais marcos do curso ao longo de 15 anos de história
- 2009: criação do Laboratório de Tecnologia da Construção (Latec), possibilitando a realização de aulas práticas e pesquisas nas áreas de construção civil (concretos, argamassas, cerâmicos, entre outros), geotecnia e pavimentação. Desde 2013, o Latec também atende às demandas comerciais da comunidade externa;
- 12 de abril de 2018: participação no evento Ibracon na Estrada Gaúcha, promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon). Os estudantes puderam assistir a uma palestra com o engenheiro civil Paulo Helene, referência na área de controle tecnológico do concreto;
- Segundo semestre de 2018: criação do Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Civil (PET Civil). Composto por professores, tutores e estudantes voluntários, o grupo PET Civil realiza atividades que visam ao enriquecimento do curso e à formação individual dos acadêmicos. Já participou de eventos como o Geobowl (2019, 2023 e 2024) e o Congresso Brasileiro do Concreto - Ibracon (2019, 2023 e 2024).
- 2019: Univates passa a integrar o Conceive Design Implement Operate (CDIO), iniciativa internacional que busca a qualificação no ensino nas áreas da Engenharia. A candidatura foi aceita devido ao destaque das atividades inovadoras realizadas pelo curso de Engenharia Civil, que incluem competições estudantis como o Desafio de Taludes, Ponte de Palito de Picolé, Ponte de Espaguete, Competição Kit Estrutural Mola e Projeto Ponto de Partida;
- Setembro de 2020: assinatura do termo de cooperação técnica entre o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) e a Univates, permitindo a realização de atividades conjuntas com o objetivo de promover a colaboração técnico-científica;
- 14 de março de 2023: organização do evento Implosão da Arte da Demolição, que contou com a participação especial de Manoel Jorge Diniz Dias, o Manezinho da Implosão;
- 10 de novembro de 2023: participação na organização do III Seminário Sul-Brasileiro de Pontes e Estruturas. O evento, realizado em conjunto com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e a Associação Brasileira de Pontes e Estruturas (ABPE), e apoiado por sete empresas do ramo da engenharia, contou com palestras de profissionais renomados e apresentações de trabalhos técnico-científicos para um público de mais de 300 ouvintes.
O curso proporciona uma base teórica sólida e, ao mesmo tempo, oferece oportunidades práticas que permitem a aplicação do conhecimento adquirido
Amanda Kerber ingressou no curso de Engenharia Civil da Univates em 2016. Desde as primeiras semanas de aula, ela notou que a graduação é bem estruturada e oferece uma formação que combina teoria e prática. O curso proporciona uma base teórica sólida e, ao mesmo tempo, oferece oportunidades práticas que permitem a aplicação do conhecimento adquirido, enfatiza a estudante.
Para mim, um dos diferenciais do curso está em sua interdisciplinaridade, que permite que os alunos tenham uma visão abrangente e integrada dos diferentes aspectos da Engenharia Civil. Outro diferencial é o corpo docente, composto por professores altamente qualificados e com experiência no mercado, acrescenta Amanda.
Já atuando em sua área de formação, Amanda destaca que a experiência prática adquirida durante o curso tem sido fundamental para seu desenvolvimento profissional. Os estágios, os projetos integradores e as disciplinas voltadas para a solução de problemas reais estão me preparando para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Posso afirmar que a graduação ajuda a aprimorar habilidades técnicas que são fundamentais para minha carreira, conclui a estudante.
Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.