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Pesquisa

Revista Destaques Acadêmicos apresenta novos textos

Por Lucas George Wendt

Postado em 19/09/2024 13:28:37


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Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores ‒ o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem. 

A revista Destaques Acadêmicos é um periódico da Universidade do Vale do Taquari - Univates e divulga a produção científica, publicando trimestralmente estudos em áreas diversas. Sete textos compõem a nova edição. 

Confira os textos desta edição

A TRIAGEM DO CONFLITO A PARTIR DA ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO E DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE

Marcelo Negri Soares, Maurício Avila Prazak, Gustavo Henrique Fernandes Sganzerla

A JUSTIÇA RESTAURATIVA NO MÉTODO APAC E SEU PAPEL PARA A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE DA VÍTIMA

Luís Gustavo Candido e Silva, Ana Nerry Miotto Cecilio, Gustavo Noronha de Ávila

USO DE ESPAÇOS AO AR LIVRE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS URBANAS DA REDE MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES/RS/BR

Guilherme Vinícius Arenhardt, Derli Juliano Neuenfeldt

ENTRE INFORMAÇÃO E DESUMANIZAÇÃO: ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE O OLHAR DA FOLHA DE S.PAULO NOS PROCESSOS MIGRATÓRIOS VENEZUELANOS

Eduardo Ritter, Enrique Carvalho Bohm, Letícia Vieira dos Santos

A VIDA DOS OUTROS: UM ESTUDO DA EXPERIÊNCIA DE SI DE EDUCADORES SOCIAIS QUE ATUAM EM CONTEXTOS DE VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE

André Márcio Picanço Favacho, Antonio Carlos da Costa Nunes Nunes

ACOLHIMENTO DE MIGRANTES PELA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES RECENTES (2013 A 2023)

Marcelo Franco Leão, Carlos Gabriel Araújo Bulhões

SATISFAÇÃO COM O ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO DE PACIENTES ATENDIDOS EM UMA CLÍNICA ESCOLA

Estefânia Carla Bompani Silva, Souza Fogaça, Juliana Souza Uzeloto

Saiba mais

A Univates publica três revistas científicas, que recebem e divulgam a produção acadêmica de estudantes, professores e pesquisadores, tanto da Universidade quanto de outras instituições de ensino e pesquisa. São os periódicos “Estudo & Debate”, “Signos” e “Destaques Acadêmicos”. O periódico “Caderno Pedagógico” encerrou suas atividades em 2017, 20 anos após o primeiro volume ter sido divulgado, em 1997. 

Em 2017 uma nova forma de mensuração dos acessos às publicações foi implementada. Desde então, as publicações da Univates já somam mais de 1,2 milhão de visualizações de páginas. É uma média de quase 900 visualizações de páginas por dia, ininterruptamente, nos últimos quatro anos. Os acessos são oriundos de diversos países do mundo, em especial daqueles falantes de português. 

Conhecimento em rede

As revistas da Universidade estão indexadas, ou seja, são reconhecidas e apresentadas, em diversas bases de dados, o que garante que os trabalhos publicados possam ser visualizados por usuários da internet que procuram por conteúdo científico em buscadores, como, por exemplo, o Google Acadêmico, os Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) e o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr). 

Publicação on-line

Os últimos exemplares físicos das revistas foram disponibilizados em 2009. As publicações utilizam, desde 2010, o Open Journal System (OJS), sistema que permite o gerenciamento da submissão do material científico para publicação, do envio do material à divulgação dos estudos. 

É um fundamento da ciência que os estudos sejam avaliados por outros cientistas, como uma forma de validar o conhecimento criado. É o que se conhece como avaliação por pares. Essa avaliação e revisão dos estudos, para garantir a imparcialidade, devem ser feitas sem que os avaliadores conheçam os responsáveis pelas pesquisas e os responsáveis, por sua vez, também não reconheçam os avaliadores. 

Sistemas com o OJS permitem que os pares revisem o material científico sem conhecer detalhes adicionais, como os autores, apenas tendo acesso ao texto do estudo. Depois de avaliar, podem ser solicitados ajustes e explicações ‒ e todo o processo continua sem que os pesquisadores saibam por quem estão sendo avaliados.

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