O professor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Univates, doutor Raul Antônio Sperotto, teve um artigo publicado em uma revista científica internacional, a Plant Science. O trabalho intitulado "Iron biofortification in rice: it's a long way to the top" contou com a colaboração de mais três professores e juntos foram convidados a escrever um capítulo de um livro sobre biotecnologia, da editora Springer.
O artigo aborda a revisão de estratégias já utilizadas para aumentar a concentração de ferro em grãos de arroz, incluindo cruzamentos controlados e modificação genética direcionada (obtenção de plantas transgênicas). Conforme o professor, a geração de plantas de arroz com maiores concentrações de ferro em seus grãos é extremamente importante, visto que o arroz é pobre em ferro e outros micronutrientes.
Para Sperotto, esse problema é ainda maior se considerarmos o arroz branco, que sofre um processo de polimento, perdendo grande parte do valor nutricional. “Além disso, a deficiência de ferro é a deficiência mineral de maior amplitude no planeta. Estima-se que mais de dois bilhões de pessoas sofram de deficiência de ferro”, explica.
O artigo pode ser conferido pelo link http://bit.ly/J5UTZx. Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia podem ser obtidas pelo site www.univates.br/ppgbiotec.
Texto: Tuane Eggers