A professora da Univates e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) Fernanda Wiebusch Sindelar foi contemplada, na última sexta-feira, dia 20, com uma bolsa de pesquisa do edital “Pesquisador na empresa”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs). O projeto de pesquisa de Fernanda visa a ter um conhecimento sistematizado do processo produtivo de beneficiamento de gemas, com análise e proposição de modificações no processo produtivo.
Intitulado “Avaliação do potencial de produção mais limpa em sistemas produtores de gemas – identificação de aspectos ambientais, incorporação de tecnologias visando ao reuso”, o trabalho será orientado pela professora doutora Simone Stülp e desenvolvido em parceria com a empresa Pedras Oriente Comércio, Importação e Exportação Ltda. A iniciativa busca propor a incorporação de tecnologias que promovam a adequação ambiental dos processos, envolvendo propostas de reuso, reduzindo seus impactos ambientais e garantindo o desenvolvimento sustentável.
Conforme a doutoranda, é uma satisfação tanto para ela quanto para o PPGAD receber a bolsa. “Acredito que é uma oportunidade de interagir com uma empresa, conhecendo melhor o seu processo produtivo, de forma a auxiliar na resolução de problemas ambientais, econômicos e sociais”, salienta. O início das atividades do projeto ocorre a partir de 1o de junho, por um prazo de até 36 meses.
Mais informações sobre o PPGAD da Univates podem ser obtidas pelo site www.univates.br/ppgad, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5354, ou pelo e-mail ppgad@univates.br.
Texto: Tuane Eggers