Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Projeto de Medicina é apresentado aos membros do Conselho Municipal de Saúde

Por Ana Paula Vieira Labres

Postado em


Compartilhe

Em reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Lajeado ocorrida na noite da última quinta-feira, dia 10 de maio, no Salão de Eventos da Prefeitura de Lajeado, a Pró-Reitora de Ensino Adjunta da Univates, Luciana Carvalho Fernandes, apresentou o projeto de implantação do Curso de Medicina na Instituição. O encontro contou com a presença de cerca de 40 pessoas.

A professora explicou o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que terá a duração de seis anos, sendo os dois últimos anos na modalidade de internato. Ela também abordou a questão da carga horária do curso, que terá um total de 9.380 horas, a organização curricular e a infraestrutura necessária para implantar a graduação em medicina.

Os conselheiros apresentaram dúvidas quanto às modalidades de financiamento estudantil e ao valor da mensalidade, bem como quanto à seleção dos docentes. Sugeriram ainda que o PPC enfatize a saúde do homem e do idoso do mesmo modo em que enfatiza a saúde da mulher e a saúde da criança. A professora ressaltou que um dos principais pontos do currículo proposto é a forte integração com os serviços de saúde. “Os alunos devem percorrer toda a rede de saúde”, explicou.

Além de formar mais profissionais médicos, o curso na Univates contribuirá para que uma parcela destes permaneça na região. “O curso também é importante porque irá fixar os profissionais à rede pública de saúde no Vale do Taquari”, destaca Luciana, que também adianta: “A graduação em Medicina não afetará as mensalidades dos outros cursos, até porque o convênio com o Hospital Bruno Born e Hospital Estrela será muito importante para que a Instituição não precise construir um hospital”.

O projeto de implantação do Curso de Medicina da Univates tem a parceria do Hospital Bruno Born, Hospital de Estrela e Prefeitura Municipal de Lajeado.

 

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar