Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Diálogos na Pedagogia aborda educação inclusiva

Por Tuane Eggers

Postado em


Compartilhe

O Curso de Pedagogia da Univates realizou nesta segunda-feira, dia 14, mais uma edição do evento “Diálogos na Pedagogia”, que contou com a palestra “Tecnologia Assistiva e Educação Inclusiva: rompendo barreiras à participação e aprendizado”, ministrada pela professora e fisioterapeuta Rita de Cássia Reckziegel Bersch. Em sua apresentação, a palestrante falou sobre sua experiência com crianças: “Estou falando em uma sala com muitos educadores. Sou formada em fisioterapia, mas sempre trabalhei com crianças”.

Conforme Rita, muitas crianças com dificuldade motora também tinham a dificuldade com a fala. “A dificuldade de expressão de uma pessoa faz pensar que ela não está, que ela não é”, disse a fisioterapeuta, salientando a importância dos educadores saberem prestar atenção nos seus alunos. “O que vamos discutir hoje não é só o direito ao acesso à escola, mas também recursos e estratégias que podem ajudar na inclusão dessas crianças”, salientou.

A palestrante perguntou ao público presente sobre o que vem à mente quando falamos na palavra deficiência. Limitação, problema e necessidade foram algumas das palavras citadas. Para ela, o senso comum nos leva a uma sensação de limitação, de impossibilidade. “Porém, uma pessoa com deficiência pode ser muito eficiente”, explicou.

Texto: Tuane Eggers

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar