Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Portal Terra divulga trabalho de conclusão de diplomado pela Univates

Por Tuane Eggers

Postado em


Compartilhe

Na última semana, o diplomado do curso de Administração de Empresas da Univates Tiago Bresciani teve seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) abordado em uma reportagem do Portal Terra, meio de comunicação on-line com difusão nacional. O trabalho, apresentado no último ano, é intitulado “O impacto da tecnologia Nintendo Wii no tratamento fisioterapêutico e na satisfação de pacientes em uma clínica do Vale do Taquari”.

A reportagem do Portal Terra teve a dor como tema central – e pode ser conferida neste link www.terra.com.br/saude/infograficos/dor. No capítulo “Tecnologia contra a dor”, o trabalho de Bresciani é citado como uma das alternativas na manchete “O efeito analgésico do videogame”. Conforme o diplomado, o objetivo do trabalho foi verificar se o videogame Nintendo Wii proporciona satisfação aos pacientes de uma clínica de fisioterapia, além de contribuir para a reabilitação. “Quis verificar se a inclusão de uma tecnologia com fins de lazer poderia auxiliar no aumento de estímulos e satisfação, mantendo o mesmo grau de reabilitação e segurança no tratamento”, conta.

A ideia surgiu a partir de um experimento realizado pelo irmão do diplomado, Douglas Antônio Bresciani, que é fisioterapeuta diplomado pela Univates. Para unir a tecnologia, a fisioterapia e a área da gestão, ele unificou o estudo do videogame com a parte de marketing. “Queria fazer um trabalho inovador e desafiador”, afirma.

O trabalho foi orientado pelo coordenador do curso de Tecnologia em Logística da Univates, professor Samuel Martim de Conto. Além da publicação no Portal Terra, o material também foi publicado na Revista Destaques Acadêmicos da Univates. Bresciani conta, ainda, que o tema será ampliado pela aluna Francine Allebrand, que utilizará o estudo sobre o videogame em seu TCC no curso de Nutrição.

 

Entenda como o estudo foi feito

Por meio de um questionário estruturado, entrevistas individuais e observação local da clínica de fisioterapia avaliada, o estudo foi realizado com seis pacientes. O videogame analisado interage com o uso de controles sem fio, em que o jogador realiza algum movimento segurando o controle – ação que é visualizada no televisor. Durante a atividade, o jogador também é desafiado a treinar seu equilíbrio.

Por meio de acompanhamento a alguns pacientes, foi possível levantar dados quanto à qualidade do tratamento oferecido e à satisfação proporcionada pelo uso de videogames na reabilitação. O grupo entrevistado demonstrou boa aceitação quanto à novidade, adaptando-se rapidamente às atividades. Com a utilização de jogos, esses pacientes podiam saber o momento em que estavam para finalizar os exercícios, percebendo a evolução no tratamento.

Em resumo, o WII estimulou, desafiou, interagiu e apresentou resultados visuais e imediatos, proporcionando satisfação aos pacientes; os resultados foram todos positivos, havendo reabilitação em todos os casos observados, sem prejuízo físico ou mental; e na percepção dos respondentes, a evolução no tratamento foi mais rápida, divertida e prazerosa, sendo, na verdade, o tempo para a reabilitação o mesmo necessário para tratamentos feitos sem o uso do videogame.

Apesar de os pacientes encontrarem apenas aspectos positivos, o fisioterapeuta salienta que o uso do videogame sem o acompanhamento de um profissional não irá resultar em reabilitação física, podendo ainda causar lesões maiores. O uso do Nintendo WII é um adicional ao tratamento, e não substitui as sessões de fisioterapia nem os exercícios físicos.

 

Texto: Tuane Eggers


 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar