A primeira rodada do Campeonato Gaúcho de Voleibol 2012 começou com saldo positivo para a equipe da Univates/Avates. Na noite da última quinta-feira, dia 31, as duas equipes da Associação Vale do Taquari de Esportes (Avates) inscritas na maior competição do estado, Univates/Avates e Languiru/CML/Avates/Pref. Estrela, enfrentaram-se no ginásio do Colégio Martin Luther (CML) no município de Estrela. A partida terminou com vitória da Univates/Avates por 3x1.
Em jogo equilibrado, as atletas do Colégio Martin Luther, comandadas pelo técnico Luís Eduardo Dacol, entraram em quadra decididas a levar o resultado positivo, independente da diferença de idade e categoria, se comparadas às jogadoras da Univates/Avates, time adulto da Associação.
Segundo o técnico da Univates/Avates, Juca Klein, os erros cometidos ao longo do duelo por ambas as equipes são considerados normais pela falta de ritmo de jogo. “Esta foi a primeira rodada de uma competição que vai até o final do ano. Agora é manter o foco e treinar para o jogo contra o clube Brilhante de Pelotas, no domingo”, explica.
O jogo foi marcado por ataques rápidos, tanto pelas pontas como pelo meio de rede. A atacante Indianara foi eleita a melhor atleta da partida. As equipes da Avates recebem o apoio da Univates, do Colégio Martin Luther, da Prefeitura Municipal de Estrela, da Cooperativa Languiru, da Academia Corpus, da Asics, da Clínica Balestro, da Iccila, da Liquitur Transportes e da nutricionista Gabriela Coelho.
Languiru x Univates/Avates: O duelo
No primeiro set, apesar da vontade e empenho das meninas do Languiru/CML/Avates/Pref. Estrela, o resultado final foi favorável para as atuais tetracampeãs gaúchas, Univates/Avates, que fecharam com parcial de 25x19.
O segundo set seguiu equilibrado e com as meninas da categoria infanto taticamente bem posicionadas, com isso as atacantes Fran, Indianara, Laurinha e Paulini tiveram dificuldade para colocar a bola no chão e pontuar para a Univates/Avates. Porém, mais uma vez pesou a experiência das atletas da equipe adulta que finalizaram em 25x16 o período.
No terceiro set, o inesperado aconteceu. Com qualidade nos ataques pelas pontas, a atacante Sabrine Wagner comandava a equipe Languiru/CML/Avates/Pref. Estrela que chegou a estar seis pontos à frente do time adulto, e no fim, mantendo a organização tática concluiu o set com parcial de 25x19, surpreendendo a Univates/Avates, grupo que não perdia um set no campeonato Gaúcho desde a partida contra a Ulbra, em agosto de 2010 no jogo válido pela 6a rodada da fase classificatória.
No quarto set, a última contratada da Univates/Avates, a experiente atacante Indianara, chamou a responsabilidade para si e comandou a equipe de Juca Klein no fechamento da partida em 25x18.
Rodada dupla
Na mesma noite, as meninas da Languiru/CML/Avates/Pref. Estrela voltaram à quadra no ginásio do CML para a segunda partida da competição, desta vez, contra a APAA Vôlei de Caxias do Sul.
Apesar da equipe da serra gaúcha, comandada por Fernando Lemos, contar com atletas mais experientes, o time infanto da Avates não se intimidou e venceu o jogo por 3x1 com parciais de 25x22, 25x21, 23x25 e 25x26.
A levantadora Taís Fiegembaum, do time Languiru/CML/Avates/Pref. Estrela, levou o título de melhor jogadora da partida.
Próxima rodada
No próximo domingo, dia 3, a Avates embarca com as duas equipes para a cidade de Pelotas, onde enfrentam o time do Brilhante. O clube esmeraldino, comandado por Anderson Meireles, estreou na competição em casa e com derrota para o Grêmio Náutico União de Porto Alegre pelo placar de 3x0.
03/06 – Ginásio Clube Brilhante: Brilhante x Languiru – 11h.
03/06 – Ginásio Clube Brilhante: Brilhante x Univates/Avates – 19h30.