Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisador finlandês colabora com doutorado da Univates

Por Tuane Eggers

Postado em


Compartilhe

Nesta quarta-feira, dia 6, a Univates recebeu a visita do professor emérito e pesquisador da Universidade de Tampere, da Finlândia, Tapio Varis, que desenvolve projetos relacionados à inovação no Ensino Superior. Durante a tarde, ele participou de uma reunião com a Reitoria e professores da Univates, com o objetivo de definir as formas de trabalho que realizará no Vale do Taquari durante o próximo semestre.

Além de participar de algumas atividades do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), Varis estará envolvido com o doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates, onde atuará na Orientação de Seminário de Pesquisa. O tema trabalhado pelo pesquisador será “Ensino Superior, Pesquisa e Difusão Tecnológica”.

Conforme o colaborador do PPGAD Renato de Oliveira, que intermediou o contato com Varis, a visita ocorre no contexto de um projeto que visa a propor um novo modelo de políticas acadêmicas para as instituições do Comung. Intitulado “Inovar as IES do Comung para inovar a sociedade Riograndense”, o projeto discutirá um novo perfil de atuação dessas universidades, para que elas possam ser geradoras de iniciativas de desenvolvimento regional.

De acordo com Oliveira, o professor Varis prestará apoio técnico ao desenvolvimento desse projeto. “No entanto, a presença dele também pode abrir inúmeras outras possibilidades para a Univates, principalmente na área de internacionalização”, explicou.

Durante o encontro, o pesquisador finlandês ressaltou que o Brasil é visto como o país do futuro e se disse entusiasmado com o início desse projeto. Varis lembrou que possui contato com diversos projetos tecnológicos de todo o mundo, por ser membro de alguns conselhos da área. Seu plano de trabalho do semestre será detalhado nos próximos dias.

Saiba mais sobre o pesquisador

Tapio Varis é professor emérito da Universidade de Tampere, ou seja, ele possui um título conferido a professores já aposentados, que atingiram alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica. Trata-se da maior honraria existente hoje no meio acadêmico.

Ele desenvolve alguns projetos relacionados à inovação no Ensino Superior, além de possuir relações político-acadêmicas em vários países. O professor também é consultor da Unesco e outros órgãos da Comunidade Europeia, com atuação em projetos na Rússia e Turquia, entre outros países. Além disso, também organizou iniciativas da Finlândia em parcerias de Ciência e Tecnologia com países como China, Jordânia e Alemanha.

Texto: Tuane Eggers

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar