Comunidade, alunos e professores da Univates estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, dia 13, para assistir à palestra “Destarte de Medicamentos”, ministrada pelo farmacêutico e representante do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRFRS), Alexandre Augusto de Toni Sartori.
Sartori destacou que existem diversos exemplos de resíduos relacionados a medicamentos, como bulas, embalagens, medicamentos vencidos, ampolas, seringas e sobras de especialidades. “Entre as causas das gerações de resíduos estão a automedicação, a superprescrição, a dispensação acima das quantidades necessárias, o abandono do tratamento e o fornecimento de amostra grátis”.
A recomendação do farmacêutico Sartori é que as famílias mantenham os medicamentos longe do acesso de crianças e de pessoas que tenham deficiência visual, além de verificarem o prazo de validade e os não usados há muito tempo. “Após a separação desses medicamentos não usados e vencidos, a recomendação é não jogar no lixo comum, não descartar no banheiro e não enterrar, pois pode ser um risco de contaminação. As pessoas podem recolher esses produtos nos lixões e usarem de forma indevida”, explicou.
O palestrante orientou que as pessoas procurem informações sobre quais são os serviços e farmácias que estão aceitando esses produtos para darem o descarte correto. O evento foi promovido pelo curso de Farmácia da Univates.
Texto: Ana Paula Vieira Labres