Um campeonato para ficar na história da Avates e marcar o cenário do voleibol Gaúcho. Desde quarta-feira, dia 13, até sábado, dia 16, a equipe da Univates/Avates disputou a fase sul da Liga Nacional, e ficou com o vice-campeonato. A competição ocorreu na cidade de São Ludgero, em Santa Catarina. Este é o campeonato com maior nível técnico que a Associação participa.
No primeiro dia de jogos, o time da Univates/Avates enfrentou o São José (SC), equipe que, há duas temporadas, havia disputado a Superliga. Aproveitando o fator surpresa, já que as catarinenses não conheciam as tetracampeãs gaúchas, as atletas do Vale do Taquari venceram por 3x0, com parciais de 25x16, 25x22 e 25x16.
Na quinta-feira, dia 14, o desafio foi contra Brusque, time formado no intuito de vencer a Liga Nacional, com atletas que jogaram a última Superliga pelo Makenzie, de Minas Gerais, incluindo a comissão técnica. Na partida, a Univates/Avates apresentou algumas deficiência e as catarinenses souberam explorar os erros ganhando o jogo por 3x0, com parciais de 20x25, 19x25 e 13x25.
No último duelo da fase classificatória, sexta-feira, as comandadas de Juca Klein encararam o clássico do Rio Grande do Sul contra o Grêmio Náutico União da capital. Em um confronto equilibrado no início de partida e com as jogadoras da Avates nervosas pela responsabilidade de chegar à final, o primeiro set foi vencido pela equipe de Porto Alegre. No fim, a vitória de virada por 3x1 para Univates/Avates, com parciais de 22x25, 25x21, 25x18 e 25x18 e a vaga assegurada para final do campeonato.
“Usamos todo o grupo de atletas. Foi o momento que nos encontramos em quadra e dentro da competição. Viramos o jogo e ganhamos moral para a final”, salientou o técnico Juca Klein. Na final, após estudar o adversário, a comissão técnica da Avates ajustou as deficiências exploradas no primeiro jogo pela equipe de Brusque. “Tivemos o cuidado com os detalhes. Analisamos o adversário para surpreender e equilibrar a partida”, ressaltou o auxiliar técnico Rodrigo Rother.
No jogo, mesmo com o empenho das atletas da Univates/Avates e taticamente bem postadas em quadra, a equipe de Santa Catarina conseguiu a vitória no tie break. As parciais da final foram de 25x23, 15x25, 19x25, 25x23 e 07x15.
Segundo a comissão técnica da Avates, “foi uma experiência enriquecedora e vai dar uma bagagem importantíssima para nossas atletas jovens. Acreditamos que se conseguirmos melhorar os investimentos na equipe, logo teremos condições de chegar a Superliga”, avaliou Rodrigo Rother, presidente da Avates.
Agora, as vice-campeãs da fase sul da Liga Nacional voltam à quadra na próxima sexta, dia 22, contra o Grêmio Náutico União em Porto Alegre, na partida válida pelo campeonato Gaúcho 2012. As equipes da Avates recebem o apoio do Colégio Martin Luther, Prefeitura Municipal de Estrela, Univates, Cooperativa Languiru, Academia Corpus, ASICS, Clínica Balestro, ICCILA, Liquitur Transportes e Nutricionista Gabriela Coelho.
Liga Nacional
A Liga Nacional é um campeonato que reúne equipes das 27 federações estaduais e que tem grande importância por dar acesso à Superliga feminina principal e à Superliga masculina da série B, desde que os times classificados atendam as exigências da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).
A fase classificatória é disputada de forma regionalizada. No grupo I, jogam equipes de Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Pará, Amapá e Tocantins. No grupo II, estão times da Paraíba, Rio Grande do norte, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Maranhão e Piauí.
Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás estão envolvidos na disputa do grupo III; São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo no grupo IV e os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná terão times do grupo V.
Seis equipes classificam-se para a fase final da competição, que é disputada, normalmente, em uma única cidade.
Classificação Liga Nacional – Fase Sul
1° ABEL / BRUSQUE (SC)
2° UNIVATES/AVATES (RS)
3° SCVC / SÃO JOSÉ (SC)
4° GRÊMIO NÁUTICO UNIÃO (RS)
Texto: Marcus Staudt