Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Projeto do CGO qualificará sala de aula

Por Tamara Bischoff

Postado em


Compartilhe

Na última segunda-feira, dia 18, a Univates recebeu a visita do professor José Wilson dos Santos, diretor da Faculdade AGES, de Paripiranga, na Bahia. Ele foi convidado a desenvolver ações que integram o projeto Problematização no Ensino de Graduação, do Centro de Gestão Organizacional, sob coordenação da professora doutora Silvana Martins e do Núcleo de Apoio Pedagógico. O objetivo maior é qualificar a sala de aula na graduação.

No turno da tarde, Santos palestrou para professores da Univates sobre o Projeto Pedagógico Institucional da AGES, com ênfase para o Método Ativo, que trabalha o aprendizado por meio da técnica de problematização. Conforme ele, a técnica pedagógica da problematização instiga a formulação de perguntas inteligentes e inibe a transmissão de informações pelo professor, quando se consolida o conhecimento. “E este é profundo, gera a transformação do sujeito e do contexto. O aluno protagonista debate, contesta, interage, pensa coletivamente, transforma respostas em perguntas, constrói sínteses provisórias em cada aula, desperta a inteligência. Assim se consolida o processo pedagógico”.

O Método Ativo tem o propósito de colocar o estudante no centro do processo educativo. Já nesta terça-feira, dia 19, foram realizadas oficinas, nos turnos da manhã e da tarde, com professores do CGO que participam do Projeto e professores de outros Centros.

 

Texto: Tamara Bischoff

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar