Desde o dia 18 de junho, a Univates conta com mais uma novidade na Estação de Tratamento de Esgotos, que fica entre os prédios 2 e 7. A primeira impressão para quem passa é de que se forma uma névoa e a ideia é essa mesmo. Segundo a bióloga Cátia Viviane Gonçalves, “trata-se de um sistema de aspersão programado para liberar produto específico para minimização dos odores”.
O produto liberado é WASTEC OC 915, o qual é inodoro e atóxico e não causa dano ao ambiente. “O controle de odores tem sido uma das principais metas do Programa Interno de Separação de Resíduos – PISR/Univates neste primeiro semestre, e esperamos conseguir minimizá-los através da aspersão do produto”, afirma Cátia. O sistema conta com bicos e bombas de alta pressão, que produzem gotículas de 10 a 20 mícrons. Essas gotículas têm alta capacidade de permanência em suspensão, promovendo um maior tempo de contato com as partículas odorantes e maior eficiência do produto.
Para fins de teste de eficiência, o sistema foi instalado próximo à Estação de Tratamento de Esgoto já existente e, dependendo dos resultados, será ampliado para outras áreas do campus. A instalação do equipamento de aspersão se fez necessária uma vez que, apesar de atender a legislação ambiental em termos de características físico-químicas do efluente lançado, ainda se mantinha, sob algumas condições climáticas específicas, como dias anteriores à chuva, um odor forte e desagradável à comunidade acadêmica.
Mais informações sobre o produto podem ser conferidas no link www.univates.br/pisr.