Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Alunos do ensino fundamental participam de projeto

Por Daiana Gomes Denardi

Postado em


Compartilhe

Alunos da 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Novo, de Lajeado, estiveram na Univates na manhã desta quinta-feira, 28 de junho, participando do projeto “Naturalista por um dia”. Os alunos tiveram acesso a quatro conteúdos distintos: “A Vida das Abelhas”, “O Curioso Mundo dos Anfíbios”, “Praticando a Classificação das Plantas” e “Diversidade Humana no Vale do Taquari: a construção do conhecimento através da arqueologia”.

Entre os participantes da oficina sobre a classificação das plantas esteve o aluno Bruno Mallmann Cavalheiro. Segundo ele, as explicações das professoras foram muito boas. “Tivemos a oportunidade de aprender coisas novas e bem diferentes”, disse o aluno.

Sobre o projeto

O “Naturalista por um dia” é um projeto desenvolvido pelo Museu de Ciências Naturais (MCN) da Univates. Entre os objetivos do projeto estão a divulgação de informações relacionadas às pesquisas desenvolvidas pela equipe de pesquisadores e bolsistas do MCN, a conexão do curso de Ciências Biológicas com a comunidade da Região do Vale do Taquari e a resolução dos problemas desta temática nos locais em que residem.

Partindo dos pressupostos de que a área das Ciências deve oferecer vivências práticas nas quais o aluno participe do processo da construção do conhecimento e desenvolva uma atitude científica através do uso intensivo da investigação, o projeto oferece edições quinzenais de minicursos com 2h30min de duração, durante todo o ano letivo.

Os minicursos ocorrem nas dependências do MCN, laboratórios da Univates, e são ministradas por bolsistas de iniciação científica e estagiários. Durante as atividades e cada minicurso os alunos têm a oportunidade de manusear equipamentos (microscópios, lupas, sistemas de posicionamento global – GPS, computadores, entre outros). São realizados procedimentos em campo, observando e manuseando material zoológico, botânico, arqueológico e paleontológico.

 

Texto: Daiana Gomes Denardi

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar