Devido ao sucesso da procura pela primeira edição do curso de Dança Sênior, a Univates oferece mais uma edição da atividade, que recebe inscrições até o dia 28 de agosto. O curso visa a instrumentalizar profissionais de diversos segmentos da área da Saúde e que trabalham com pessoas idosas, utilizando uma metodologia e coreografias próprias da Dança Sênior. Além disso, busca conhecer as alterações físicas e o processo de envelhecimento, a fim de compreender a pessoa idosa.
As aulas ocorrem nos dias 3 e 4 de setembro, das 8h20min às 11h40min e das 13h às 18h. Coreografias da Dança Sênior de pé e sentado, conceitos do processo de envelhecimento e conceitos de gerontoativação serão os conteúdos abordados. O investimento é de duas parcelas de R$ 155,00.
Inscrições podem ser efetuadas na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/cursosdeextensao. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7011 ou pelo e-mail propex@univates.br.
Saiba mais sobre a importância da Dança Sênior
Criada na Alemanha, em 1974, a Dança Sênior é baseada em músicas folclóricas de diversos povos, rica em movimentos. Pode ser lenta ou rápida, sentada ou em pé. Própria para pessoas da terceira idade, porém também aplicável e de grande importância para os mais jovens e para os portadores de limitações físicas. Praticada em círculo, as músicas são alegres e animadas, com melodias que lembram cantigas de infância, resgatando a memória musical.
Segundo a Associação de Dança Sênior, essa atividade produz efeitos preventivos e terapêuticos como melhora da força muscular, diminuição da rigidez articular e o ganho de movimentos coordenados, além da melhora do equilíbrio, postura e marcha. Estudos demonstraram que esta é eficiente como possibilidade terapêutica na melhora da qualidade de vida dos idosos, principalmente no aspecto emocional, saúde mental e aspecto físico.
A junção de música, movimento e convívio social desperta o sentimento de bem-estar e de equilíbrio emocional, reestimulando o prazer na realização dos afazeres diários. Essa atividade também melhora a percepção de si e das potencialidades de cada um, tornando o indivíduo mais capaz, mais ativo e interessado nas tarefas do cotidiano.
Texto: Tuane Eggers