A Univates realizou nesta segunda-feira, dia 20, mais uma edição do evento Diálogos na Pedagogia, que contou com a palestra “Vivências do PIM: demonstrando a prática da intersetorialidade”. A atividade foi ministrada pela coordenadora do programa Primeira Infância Melhor em Santa Cruz do Sul, Márcia Rosana Wazlawik; pela pedagoga Maria Eliane Souza; pela assistente social Marilene Alves da Conceição; e pela estudante e estagiária do programa Cristiane da Rosa.
No início do evento, as palestrantes explicaram sobre o funcionamento e a estrutura do PIM em Santa Cruz do Sul, implantado em 2010. Entre as atividades do programa estão a atenção individual, atenção grupal, atenção comunitária e atividades de sensibilização e divulgação. “Quem encaminha as famílias são os agentes de saúde, então a visitadora preenche todos os dados da situação da família e criamos um diagnóstico de desenvolvimento infantil”, explicou a coordenadora Márcia.
Os quatro principais aspectos focados são o cognitivo, o socioafetivo, a motricidade e a linguagem. “As visitadoras também utilizam atividades lúdicas para identificar qual aspecto precisa ser aprimorado para aquela criança, então o planejamento é feito individualmente. O visitador planeja, mas a atividade é executada pelo cuidador”, comentou.
A próxima edição do evento será no dia 13 de setembro, no auditório do Prédio 11, a partir das 19h10min, com a palestra “Interrogações à Educação: território e nomadismo”, ministrada por Betina Hillesheim. Já no dia 10 de outubro, no auditório do Prédio 7, o tema abordado será “Formação e experiência”, ministrado por Nadja Hermann. E no dia 6 de novembro, no auditório do Prédio 3, o assunto será “Da disciplina à indisciplina: alternativa para uma escola que foi mudada”, ministrado pelo professor doutor Attico Chassot.
Inscrições podem ser efetuadas pelo site www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5536, ou pelo e-mail propex@univates.br.
Texto: Tuane Eggers