Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisador italiano Nicola Minervini palestra sobre exportação

Por Ana Paula Vieira Labres

Postado em


Compartilhe

A Univates realizou nesta terça-feira, dia 21, a palestra “O exportador: internacionalização com competitividade”, ministrada pelo renomado consultor italiano Nicola Minervini. Em sua fala, destacou a sua carreira como consultor de empresas italianas e brasileiras, a importância da internacionalização e o perfil do profissional que pretende atuar em mercados internacionais.

Sobre a exportação brasileira, Minervini, enfatizou que apesar dos passos gigantescos nos últimos dez anos, a área não alcançou 2% do comércio exterior. “O Brasil é um dos países mais fechados a nível mundial, então temos muito o que fazer. Atualmente, não se permite mais que o país se feche para a exportação. É preciso trocar ideias e intercambiar experiências”.

A exportação realizada por pequenas empresas é alertada pelo consultor. “Não são todas as empresas que podem exportar. Muitas delas não são competitivas para vender no seu próprio mercado e já querem exportar. Talvez seja mais fácil ocupar lugar no mercado interno, pois exportação exige preparação. Se você não é bom aqui dentro, vai ser mais difícil competir lá fora”, ressalta o italiano.

Minervini também observou que a exportação deve ser levada a sério e é necessário conhecimento cultural. “É preciso conhecer a cultura do país para o qual a empresa pretende vender. A maior dificuldade de exportar está na própria empresa. Se ela não estiver sincronizada, não terá sucesso. É preciso fazer um balanço sobre sua competitividade e inovação. Muitas empresas não existem mais porque não inovaram”.

O sucesso da carreira de executivo de exportação, segundo Minervini, é composto pelas seguintes características: energia, agilidade, equilíbrio, perseverança e domínio de idiomas. “O inglês já é básico e a minha dica é que invistam no aprendizado do mandarim”.

Nicola Minervini é autor do livro “O exportador”, lançado em 1991 pela Pearson Prentice Hall e hoje está na sexta edição, além de ser diretor da International Marketing Consulting, com sede em Bergamo, na Itália.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar