Neste domingo, dia 9, as alunas de Pedagogia da Univates Lívia Benedetti Pereira e Gracieli de Quadros Marques embarcam para uma experiência única na Colômbia. Elas realizarão atividades curriculares de estágio, no período de 10 a 30 de setembro, por meio do convênio firmado com a Escuela Pedagógica Experimental (EPE), em Bogotá.
Acadêmica do sétimo semestre, Lívia explica que está com muita expectativa de conhecer uma realidade educacional diferente, pois será um desafio e uma quebra de conceitos e verdades que vêm sendo construídos durante sua vida acadêmica. “Será necessário estarmos de corpo e alma neste desafio que esperamos ansiosas”, conta.
Elas ressaltam que, como estudantes de Pedagogia, possuem a teoria da importância de atuarem respeitando as individualidades, os tempos e os espaços. “Com este estágio queremos experimentar isso na prática e, quando retornarmos, sermos melhores como pessoas e como profissionais”, afirmam.
Na primeira semana, as estudantes realizarão observações das situações de aprendizagem, vivenciarão as experiências e planejarão as atividades programadas para a segunda e terceira semanas. “Como a proposta da escola é diferenciada, partindo sempre do interesse do aluno, não é possível chegarmos com planos de aula definidos. Por isso, até o momento, realizamos leituras e debates sobre a proposta da escola”, comentam.
Além de atuarem com crianças de oito e nove anos, que é a proposta do Estágio Supervisionado dos Anos Iniciais II, elas também realizarão projetos de pesquisa. Durante o período de intercâmbio, as estudantes receberão hospedagem e um salário mínimo colombiano para ser manter durante esse período.
Texto: Tuane Eggers