Com o objetivo de valorizar o trabalho e contribuir com a organização socioambiental dos trabalhadores de uma usina de tratamento de resíduos, a Univates conta com o projeto de extensão “Cidadania e Meio Ambiente: contribuições para a percepção socioambiental dos trabalhadores da Unidade de Tratamento de Lixo Doméstico de Estrela – RS”, que existe desde o início deste ano.
A equipe do projeto já realizou, até o momento, oito oficinas com os trabalhadores do local, buscando identificar as demandas do grupo para enfocar percepções, sentidos e representações conferidos ao trabalho e às relações sociais e ambientais na usina. O grupo é coordenado pela professora Fabiane Baumann e envolve mais três professores pesquisadores. Uma das pesquisadoras, professora Luciana Turatti, conta que as primeiras oficinas foram feitas com o objetivo de promover uma aproximação da equipe com a realidade dos trabalhadores. Em uma das ocasiões, inclusive, os professores levaram câmeras fotográficas ao local. “Deixamos que fotografassem suas realidades. O momento serviu para compreendermos qual é a percepção deles sobre o trabalho que desenvolvem”, explica Luciana.
E o resultado foi positivo. “Vou tirar fotos das árvores. A reciclagem ajuda as plantas, eu gosto muito do verde”, disse um dos trabalhadores. Em outra visita, no momento da exposição das fotos, outros comentários ressaltaram a importância da oficina. “Até que nosso lugar não é tão feio”, perceberam.
O local conta com uma média de 28 funcionários. As oficinas são realizadas em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Estrela e já estão programadas atividades até o fim deste ano. Para o mês de setembro, a temática abordada será legislação ambiental.
Mais informações sobre os projetos de extensão da Univates podem ser obtidas pelo site www.univates.br/extensao.
Texto: Tuane Eggers