Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

IX Simpósio Jurídico Jusvale tem início

Por Daiana Gomes Denardi

Postado em


Compartilhe

Alunos, professores, empresários e comunidade em geral participaram, na noite desta quarta-feira, dia 12, da abertura do IX Simpósio Jurídico Jusvale da Univates, que prossegue até a próxima sexta-feira, dia 14. O tema escolhido para o debate da primeira noite foi “A Copa de 2014 – reflexos positivos e negativos à população”, ministrado pelo publicitário e membro do comitê de organização da Copa do Mundo de 2014 no Rio Grande do Sul, Ricardo Nunes, que representou o Secretário Estadual dos Esportes e Lazer, Kalil Sehbe.

A debatedora foi a urbanista e integrante do Comitê Popular da Copa de Porto Alegre, Cláudia Fávaro, e o mediador foi o Promotor de Justiça na Comarca de Encantado e professor da Univates, André Prediger. A palestra foi transmitida, ao vivo, para o auditório do Prédio 3.

A coordenadora do curso de Direito, professora Thaís Carnieletto Müller, destacou a importância desses debates. “Esse tipo de evento ocorre de maneira a melhorar o modo com que se vê as ações que influenciam a sociedade num todo, nos dias de hoje”, disse ela. O Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós Graduação, professor Claus Haetinger fez uso da palavra agradecendo a participação de todos e ressaltando a importância do Simpósio para seus alunos, professores e também para o Vale do Taquari. Dando abertura ao tema a ser debatido, o pró-reitor questionou os presentes sobre o preparo do Brasil para a Copa do Mundo de 2014, comparando-o a países como Finlândia e Coréia do Sul, que se encontram em desenvolvimento, assim como o Brasil, mas com índices de educação acima do que se encontra hoje no país.

Em seguida, o professor André Prediger deu início ao debate, falando sobre as perspectivas dos brasileiros em relação à Copa do Mundo e aos Jogos Olímpicos, além dos obstáculos que o Brasil precisa enfrentar para ser um sucesso em 2014 e 2016. Ricardo Nunes falou sobre o comitê da Copa e as diversas áreas que passarão por mudanças para 2014, entre elas a infraestrutura, a segurança, a saúde, o meio ambiente e a sustentabilidade, o desenvolvimento turístico, a promoção comercial e tecnológica, a cultura e educação etc.

Como debatedora, Cláudia Fávaro deu sequência, mostrando quais os interesses em relação à Copa, assim como os verdadeiros interessados, e apresentou o legado que megaeventos como este deixam para o país, mostrando experiências já vividas por outros países. Logo após, foi aberto um espaço para que os participantes pudessem tiram dúvidas com questionamentos. A programação completa do IX Simpósio Jurídico Jusvale pode ser conferida no site da Univates.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5541.

Texto: Daiana Gomes Denardi

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar