Desde o mês de abril, a Univates realiza o projeto de pesquisa “Aspectos nutrigenéticos de parâmetros bioquímicos e antropométricos: implicações para saúde humana”, que tem por objetivo investigar a interação entre a alimentação e polimorfismos genéticos, ou seja, verificar se as variações genéticas podem influenciar na maneira como o metabolismo humano responde à alimentação.
Durante a consulta, o paciente responde a um questionário sobre seus hábitos de vida e alimentares e também é verificada a pressão arterial e realizada a avaliação antropométrica (verificação de peso, altura, dobras cutâneas). Os procedimentos são realizados por profissionais capacitados e registrados pelo pesquisador.
Na segunda consulta, é realizada a coleta de sangue e o exame de Bioimpedância – exame que determina a quantidade de massa magra e gorda que há no corpo. O procedimento leva menos de um minuto e o paciente não sente dor ou desconforto. Após, o paciente recebe lanche.
Os benefícios do estudo poderão ser obtidos em longo prazo e voltados para a população em forma de artigos científicos. Os participantes têm direito aos resultados dos exames laboratoriais (colesterol total, HDL, triglicerídeos e glicose) e de bioimpedância. O projeto está de acordo com as normas vigentes na Resolução CNS196/96 que rege as pesquisas em Seres Humanos e possui aprovação pela Câmara e Coep.
Interessados em participar podem contatar com o Ambulatório de Nutrição, pelo e-mail ambulatorionutricao@univates.br e agendar a consulta, preferencialmente para a parte da manhã. Mais informações pelo e-mail lumaria@univates.br.
Texto: Ana Paula Vieira Labres